Os Sete pecados e a alquimia
Os Nove Vícios: A degradação moral e espiritual |
OS SETE PECADOS CAPITAIS
"Após, eu vi subir do mar uma Besta que tinha dez cornos e sete cabeças...e sobre suas cabeças, nomes de blasfêmias..."
(João: Apocalipse, XIII, 1 ).
Bom estavá eu aqui atoa e resolvi pesquisar no google sobre os 7 pecados capitais, já que uns dias atrás estavá conversando sobre FMA com uma amiga, dae conersa vai e outra vem, até que me passou na mente que os 7 homuculus com nome de pecados poderiam tambem ser um esquema alquimico...não apenas significarem os pecados do "Pai " como poderiam ter algum outro fundamento... Então estarei postando aqui o resultado da pesquisa (achei isto num arquivo PDF com nome de :
"Alquimia Espiritual e a Via Interior" Por Robert Ambelain **
Lendo o conteudo achei varias coisas interessantes :)
Na Cabala dos hebreus, é dito que a Árvore da Vida (Otz Chllm), corresponde no
mundo manifestado, à Pequena Árvore da Vida, que se denomina Kallah, "a Noiva".
Inversamente, e opondo-se a ela, acha-se a Pequena Árvore da Morte, "a Prostituta",
Quliphah.
Sobre a Árvore da Vida florescem e brilham os Sephiroth, ou esferas da manifestação
evolutiva. Sobre a Árvore da Morte florescem e brilham os Quliphoth, ou esferas da
manifestação involutiva. Logo, é evidente que, às sete Virtudes essenciais (quatro
cardeais e três teologais) correspondem sete Virtudes (do latim virtus: potência)
opostas. São os sete pecados capitais. E como esta Héptada está coroada por duas
Virtudes Sublimais, a Inteligência e a Sabedoria, duas manifestações tenebrosas a
elas se opõem. São: à Inteligência, a Cegueira (de Espírito) ou Ignorância, e à
Sabedoria, o Erro (fundamental).
Estudemos todo este conjunto maléfico, no plano espiritual
A AVAREZA
A Avareza levará o místico errante a um isolamento total e estéril. Desvelar, revelar,
ensinar, transmitir, tudo o que ele recebeu ou aprendeu de outrem, será sempre algo
doloroso e chocante. Ele acumulará livros e manuscritos, documentos e iniciações,
mas não conceberá jamais que possa ser ele próprio um simples instrumento de
transmissão. Às filiações iniciáticas que porventura a ele se ligarem, fracionar-las-á,
multiplicando as provas, os graus, as classes, no único intuito de retardar o máximo
possível, o instante em que estará na obrigação de concluir seu próprio papel e do
discípulo de ontem, fazer seu igual hoje, e talvez seu superior amanhã.
A Avareza corresponde à Terra, e é o contrário da Prudência, seu excesso mesmo.
A GULA
A Gula levará nosso Ocultista a devorar sem nenhuma medida todos os documentos,
livros, tratados, esquemas, que lhe sejam acessíveis. As doutrinas mais estranhas, os
ensinamentos mais disparatados, tantas misturas que não o repugnarão. Ávido de
tudo o que favoreça sua curiosidade e seu apetite de conhecimentos, ele deglutirá
tudo, valha o que valha, e , desta estranha mistura, se o Orgulho aí se mescla, ele
tentará extrair uma doutrina pessoal que lhe assegure completar, em realidade
modificar, as Tradições iniciais que ele tenha pilhado e misturado. Se, pelo contrário,
é a Preguiça, que vem se misturar a seu apetite, o próprio excesso de seus
conhecimentos disparatados, mal digeridos por um espírito preguiçoso, o fará um
dia, subitamente, retornar ao materialismo, no qual ele desejará repousar.
A Gula corresponde à Água, e é contrário da Temperança.
A LUXÚRIA
A Luxúria introduzirá um certo sensualismo nos domínios iniciáticos onde nosso
Ocultista será levado a trabalhar. Ele será, a prior, hostil a doutrinas muito espirituais
ou muito ascéticas, e sustentará a necessidade de conviver, de forma bastante liberal,
com as exigências da natureza humana inferior. As religiões e as doutrinas onde a
sexualidade cumpre um papel (tantrismo, gnosticismo licencioso, magia sexual,
etc...), encontrarão nele um defensor. Para ele, uma organização iniciática mista será
sempre muito superior a uma organização exclusivamente masculina ou feminina!
Mas sobretudo, este defeito se exercerá no terreno da facilidade. Ele transmitirá,
inconsideravelmente, as iniciações e os ensinamentos dos quais for depositário, para
suplicantes inadaptados, ou estranhos a essa corrente. Cederá facilmente os segredos
iniciáticos aos indivíduos do sexo oposto, em troca de seus favores! Enfim, como
para as fornicações e para adultério espirituais censurados a Israel pêlos profetas ou
por Cristo, ele se fará sectário de doutrinas, de iniciações, de cerimônias, muitas
vezes diametralmente opostas. Ele não hesitará, seu interesse ou seu prazer, visto que
sua simples curiosidade o incitará a voltar-se para correntes inferiores tão logo ele
perceba que as Forças Superiores não lhe servirão de nada em tais domínios.
A Luxúria corresponde ao Ar, e é oposta à Justiça.
A PREGUIÇA
A Preguiça levará o Aspirante errante para uma espécie de quietismo que lhe fará
considerar a perfeição no banal amor de Deus, na inação da Alma, e na ausência de
toda obra exterior, nada mais. Ele ficará indiferente aos sofrimentos dos Seres à sua
volta, se ele os percebe, nada fará para aliviá-los, estimando que os males aos quais
estão submetidos são resultados proporcionais aos seus erros passados. Enfim, ele se
desinteressará de si mesmo, entregando-se à Providência para facilitar seu acesso à
perfeição moral, e considerará a ignorância como um caminho tão seguro quanto o
Conhecimento.
A Preguiça corresponde ao Fogo (invertido) e se opõe à força.
A INVEJA
A Inveja levará o pseudo-iniciado a desejar, não somente os primeiros lugares e as
falsas honras, mas também não hesitará em retardar e, muitas vezes, impedir o
avanço de outro, se ele vê neste outro uma superioridade que possa eclipsar a sua.
Ele manterá o abafador sobre as doutrinas, ensinamentos, livros e documentos
suscetíveis de prejudicar seus interesses. Ele não deixará de querer possuir tudo o
que os outros possuem, considerando como uma ofensa haver algo que ele não possa
ter, mesmo se ele estiver decidido a não se servir disso, tendo em vista que tal coisa
lhe é intelectualmente oposta.
A Inveja corresponde ao Sal Princípio, e se opõe à Caridade.
A IRA
A Cólera se manifestando no Aspirante, faz com que ele perca o controle de si
mesmo. Seu autoritarismo e sua atividade exacerbada não lhe permitirão admitir que
seus semelhantes sejam mais bem aquinhoados que ele. Seus julgamentos serão tão
prematuros quanto definitivos, e sua impaciência o levará a tratar com rudeza os
fracos, os ignorantes. E se ele tiver a infelicidade de ser odioso (forma mais
tenebrosa ainda de inveja), seus pseudo-conhecimentos poderão fazer dele um mago
negro.
A Cólera corresponde ao Mercúrio Princípio, e se opõe à Esperança.
O ORGULHO
É denominado pai de todos os Vícios, com Justa razão. Em nosso ocultista
incipiente, o Orgulho levará a se imaginar moralmente superior a todo o profano,
porque intelectualmente ele é mais rico. Ele se imaginará, vaidosamente, possuidor
de segredos e de ensinamentos que foram revelados somente a ele, imaginar-se-á
predestinado a uma preeminência certa, justificada por seus méritos. Além disso,
afirmará seguidamente ter sido este ou aquele personagem importante ou célebre em
pseudo-vidas anteriores. De todo este clima, ele adquirirá um sólido e orgulhoso
desprezo por aquilo que chama de humanidade, e estará na impossibilidade de
perceber, seguidamente dissimuladas na banalidade destas existências modestas,
Almas de elite mil vezes superiores a sua. Em resumo, no Passado, no Presente e no
Futuro, ele é aquele a quem tudo é devido e que, por conseqüência, pode tudo exigir.
O Orgulho corresponde ao Enxofre Princípio, e se opõe à Fé.
Sete Vícios duplicam os sete Pecados Capitais e, são deles, uma espécie de frutos.
Hei-los: a Imprudência, fruto da Avareza; a Intemperança, fruto da Gula; a Injustiça,
fruto da Luxúria; a Covardia, fruto da Preguiça; o Ódio, fruto da Inveja; a
Presunção, fruto da Cólera; a Ignorância, fruto do Orgulho. Portanto, o Homem é
punido por onde ele peca...
caraca, encontrei esse blog por acaso e quando comecei a ler não parei mais muito legal essa postagem sobre os sete pecados capitais.
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