Curiosidades - Que simbolo é este que Edward tem em sua capa?
Muita gente anda se perguntando, sobre o "cruzeiro" que o Edward, assim com Alphonse e Izumi , carregam com sigo. O simbolo da capa do Ed, a do ombro do Al e assim a do peito da Izumi, é conhecido no mundo alquimico como "cruz de flamel", ou seja, é a representação da cobra alquimica de Flamel.
A historia sobre o símbolo
Bom Flamel aos seus vinte e oito anos comprou um antigo livro de autoria de Abraham, o Judeu, que continha textos intercalados com desenhos de serpentes, virgens, desertos e fontes d'água. Achou muito intrigante o livro e passou a estudá-lo, descobrindo que se tratava de cabala e alquimia.
“Quando faleceram meus pais tive que ganhar o pão escrevendo; naquele tempo adquiri um livro dourado, muito velho e volumoso. O livro compunha-se de três fascículos de sete folhas cada um e a sétima folha de cada um aparecia em branco. Na primeira folha via-se um báculo em torno do qual apareciam enroscadas duas serpentes; na segunda, uma cruz da qual pendia outra serpente e na sétima podia ver-se um deserto, no centro do qual brotavam formosas fontes; porém delas não saiam água senão serpentes que se arrastavam em todas as direções."
Na fachada do livro, lia-se: “O judeu Abraham, príncipe, sacerdote, levita, astrólogo e filósofo”. Na terceira folha explicava-se como se transformavam os metais. “Junto ao texto reproduziam-se dois recipientes, davam as cores e todos os detalhes, exceto a Pedra Filosofal, a qual aparecia reproduzida com grande arte e forma tal que cobria por completo as páginas quatro e cinco”.
Posteriormente, Flamel mandou colocar essas figuras no cemitério parisiense dos inocentes. Dos relatos houve um que o impressionou bastante: “Um rosal florido no meio do jardim; no solo junto às rosas uma fonte da qual emanava água branquíssima, que logo a uma distância respeitável precipitava-se num abismo. Muitas pessoas cavavam ao longo de seu curso, com as mãos na terra, tratando de encontrar a fonte, porém não conseguiam êxito porque eram cegas; somente um foi capaz – ele encontrou a água”.
Esta é realmente uma das maiores simbologias Alquimistas, pois expressa claramente o significado do Grande Arcano. A rosa indica a cristalização dos corpos solares. A fonte simboliza a transmutação; é a fonte da água viva da qual falava Jesus. A humanidade inconsciente busca essa fonte e apesar de tê-la tão perto não a encontra; a água é desperdiçada, caindo nos abismos. Somente o adepto, o Iniciado, é o único capaz de valorizar as águas seminais.
Flamel finalmente conseguiu captar o sentido dos processos, porém seguia sem compreender o processo da matéria prima. Consultou então sua esposa Perenelle, a qual imediatamente dedicou-se com idêntico fervor a estudar o misterioso livro. Com isto, Nicola Flamel nos indica que é necessária a mulher para realizar a Grande Obra.
Marchou logo em peregrinação até o sepulcro do apóstolo Santiago, na Espanha, encontrando-se com o Mestre Canché, o qual indicou-lhe os fundamentos do Magistério. Flamel narra sua Iniciação da seguinte maneira: “Todavia trabalhei uns três anos, até que finalmente encontrei o elixir (havia trabalhado 21 anos) que imediatamente se reconhece por seu forte odor. Primeiro o projetei sobre uma libra e meia de mercúrio e obtive desse modo igual quantidade de prata; isso ocorreu em minha casa, estando presente unicamente minha esposa Perenelle; mais tarde, atendo-me escrupulosamente a cada palavra de meu livro, projetei a pedra vermelha sobre uma quantidade quase igual de mercúrio na mesma casa e de novo estava presente minha esposa Perenelle. Realizei a obra por três vezes com a ajuda de Perenelle, pois como me havia ajudado no trabalho, o entendia exatamente como eu”.
Significados
Serpente: A serpente como se sabe é um animal frio e venenoso. Assim, o seu simbolismo alquímico será um mineral ou um metal frio e venenoso também. É fácil entender o seu simbolismo por causa dos dois símbolos espagíricos. Marte e o Globo crucífero. Na verdade a serpente é Satúrnia como é designada por Flamel no Brèviére ou Testament e é fria e venenosa como uma serpente.
Cruz: Alquimicamente a cruz ou crucifixo pode simbolizar duas coisas: um cadinho ou a morte (putrefacção do composto).
Aqui, a cruz significa simbolicamente, a morte do composto (amálgama filosófico) Sol ou Lua (enxofre) e o Mercúrio.
Macho e fêmea, isto é o Andrógeno!
O significado das asas e da coroa no desenho na capa do Edward pode nos querer dizer:"o poder e liberdade concedidos pela alquimia ou para a alquimia".Mas também pode ter um significado a mais, pesquisando textos alquímicos, tais resultados oram encontrados
Asas: simbolizam a força total da transcendência, assim como a diligência (segundo textos herméticos) e podem simbolizar a alma. Este simbolo representa o elemento Ar
Coroa: A coroa simboliza a conclusão próspera de uma operação alquímica ou a realização de um magisterium. Também significa a química da realeza ou a perfeição de um metal (segundo textos herméticos). As qualidades mais nobres e superiores do ser humano e, ao mesmo tempo, aquilo que as transcende por constituir o arquétipo das mesmas. No caminho do Conhecimento, ou via iniciática, ditas qualidades se vão desenvolvendo depois de um longo processo de transmutação alquímica, durante o qual o aspirante a ele vai tomando gradualmente consciência da sacralidade de sua existência, ou de sua realidade no universal, até se identificar plenamente com esta.Essa identificação se visualiza muitas vezes como a “conquista” de um estado espiritual (ou supra-individual), que é o que, efetivamente, “coroa” a realização de dito processo, ou seja, “legitima-o” (ou o faz verdadeiro e certo, que é o que esta palavra significa realmente), investindo a quem o complementa de uma autoridade que emana diretamente do próprio poder de Deus, o Rei Supremo, ou Rei do Mundo.
Fonte: In L'Alchimie de Flamel, Editions Savary, 42 rue Barbés, 11000 Carcassonne, France.
http://levity.com/alchemy/emblems/embl472.html
Dicionário Alquímicohttp://asmrpg.com.br/wiki/Dicion%C3%A1rio_Alqu%C3%ADmico
Teoria da Conspiração - A coroahttp://www.deldebbio.com.br/2012/05/08/a-coroa-2/
Quem é Nicolas Flamel? (resumo breve retirado da wiki)
Nicolas Flamel, de acordo com uma gravura do século XVII.Nicolas Flamel (Pontoise, França, 1330 — 1998 ) foi um dos maiores alquimistas da história. Casado com Dame Perrenele Flamel. Segunda a lenda teria fabricado a pedra filosofal, o elixir da longa vida e realizado a transmutação de metais em ouro por meio de um livro misterioso.
Adorei saber ! ficava curiosa por causa desse símbolo :B
ResponderExcluir:D que bom que a pesquisa tenha lhe ajudado ~~
ResponderExcluirné ? :F
ResponderExcluirfiz uma tattoo do símbolo no meu bíceps
ResponderExcluirvc fez sabendo o significado?
Excluir*-* sugoi
ResponderExcluir:D Opa! interessante
ResponderExcluirvlw :)
ResponderExcluircaramba! muito legal, tava curioso pra saber o significado disso mesmo.
ResponderExcluirParabéns.
:D opa! fico feliz que tenha gostado
ResponderExcluirNossa, comprei um colar com esse pingente numa feira de Cosplay e não sabia exatamente o que era. Adorei e parabéns pelo site!! :]
ResponderExcluirBom explicou direitinho parabens...
ResponderExcluirMais eu tambem queria saber o significado das assas e da coroa.?
De toda forma parabens,site mut bom...
As asas significam a liberdade que se tem com a alchemia, a cobra o objeto, a cruz o poder e a coroa o resultado.
ExcluirBom ... as asas geralmente simbolizam liberdade como também pode significar a pureza moral, a perfeição, a beleza, a religião, a vitoria, instantaneidade e espiritualização. (segundo pesquisas). Mas em minha opinião, creio que possa ter uma mensagem mais a fundo nisto, pois não sei porque...ao lembrar que alquimia segue os conhecimentos herméticos ...G_G me lembrei de uma lenda grega...as 'asas de Icaro'...aquela onde ele tentou chegar próximo de Deus com as asas de cera e que ao chegar próximo ao sol elas derreteram...
ResponderExcluirJá a coroa simboliza a conclusão próspera de uma operação alquímica ou a realização de um magisterium. Também significa a química da realeza ou a perfeição de um metal, assim como poder ....bom espero ter lhe ajudado >.<'
nossa valeu 0.o. me ajudou mut sim. Adorei esse site..ate poque eu amo Fullmetal alchemist.
ResponderExcluirDe nada ... seja bem vindo sempre que quiser o/ as portas estão abertas
ResponderExcluirMuito boa ! Muito boa mesmo .... sempre tive vontade de saber sobre esse Simbolo
ResponderExcluirta de parabéns!
gostei da explicação está de parabéns.
ResponderExcluireu imaginava que tinha um significado diferente...
achava que a cruz e a cobra eram opostos, bem e mal, yin e yang( acho que se escreve assim) e também achava que tinha algo a ver com a troca equivalente, tem de dar o mal para receber o mal e o bem para receber o bem. as asas eu axava q era liberdade, ou perfeição, meio que a alquimia e perfeita e ilimitada e a coroa axei q significava soberania, a alquimia está acima de tudo e é uma técnica soberana a qualquer outra.
tenho outras opiniões sobre o significado ms as que axei melhor foram as postadas aqui, gostei muito.
Exatamente! O equilíbrio dos opostos significa a perfeição, o andrógino.
ExcluirO ANDRÓGINO é o símbolo da alquimia que representa a etapa perfeita da alma que mantém o equilíbrio entre essas duas metades, homem e mulher, sol e lua, luz e escuridão, sendo assim, o símbolo que melhor representa o objetivo do hermetismo, filosofia na qual se baseia completamente a alquimia - não me lembro bem em qual capítulo do mangá é possível ver, mas no episódio 25 ou 26 de FMA:B, Edward fala um pouco sobre o significado dos símbolos feitos numa parede das ruínas de Xerxes, que foi engolida pelo Gula, antes de ativar o círculo de transmutação para saírem de seu estômago. O andrógino significa para a alquimia mais ou menos o que quer dizer o yin e yang, portanto, diz respeito diretamente a significação da alquimia, bem como a seus objetivos. A saber, outro símbolo que tbm representa o estudo alquímico é a borboleta, que significa metamorfose, a transformação dos metais e do espírito.
ResponderExcluirentão você também viu o artigo sobre Tetragrammaton: Símbolo e Amuleto
ExcluirSe considerarmos que as letras de um alfabeto nada mais são que sinais gráficos, o Tetragrama, em sua representação gráfica, conhecido como Tetragrammaton, é uma complexa combinação de letras do alfabeto hebraico, grego e latino, associados a diversos símbolos conhecidos no ocultismo. Nele encontra-se o pentagrama entrelaçado, símbolos zodiacais, algarismos e formas geométricas, entre outras representações.
No ocultismo, incluindo suas diversas ramificações, o Tetragrammaton desempenha uma função muito importante, sendo usado em rituais e invocações e na forma de talismãs. Os ocultistas interpretam o Tetragrammaton e outros símbolos cabalísticos nele contidos, como poderosos signos mágicos, capazes de potencializarem rituais abrindo as portas da consciência humana.
Acompanhe a descrição de alguns elementos do Tetragrammaton:
ExcluirPentagrama
O pentagrama assume diversos significados de acordo com o contexto em que é encontrado. Neste caso, é a base do Tetragrammaton. Assim, podemos interpretá-lo como símbolo do "Homem Realizado". Isto é, uma representação da entidade humana evoluída em todos os estágios espirituais.
ExcluirOs olhos do Pai - Júpiter
No ângulo superior do Pentagrama, encontramos "Os olhos do Pai" e a representação do planeta Júpiter. Uma alusão aos olhos do Criador, o espírito, o poder que coordena tudo e todos.
ExcluirMarte
Nos "braços" do Tetragrammaton encontra-se o símbolo astrológico e zodiacal do planeta Marte, representando a Força, ou a Energia pura da criação.
ExcluirSaturno
Nos ângulos inferiores está a representação astrológica e zodiacal do planeta Saturno. É um dos principais símbolos usados na Magia, representando os mestres que anularam o próprio ego e as falhas inerentes ao ser humano, atingindo assim, a perfeição.
ExcluirSol e Lua
Posicionados nas linhas verticais do Pentagrama, próximos ao centro da figura, o Sol e a Lua fazem referência aos pólos femininos e masculinos da criação, contidos em todos os organismos, incluindo o Microcosmos e o Macrocosmos.
ExcluirMercúrio e Vênus
Estes símbolos são amplamente encontrados na literatura alquímica e são representações astrológicas e zodiacais destes planetas. Localizados sobrepostos no centro da figura, referem-se à união dos pólos de onde surgirá o Caduceu de Mercúrio.
Brilhante.
ResponderExcluirna verdade é isso aqui que eu , pesquisei
ResponderExcluirCaduceu de Mercúrio
O Caduceu de Mercúrio é o símbolo alquímico da transmutação. Associado aos símbolos superiores de Mercúrio e Vênus, refere-se à criatura, ou seja, o resultado da união entre os pólos feminino e masculino, entre as forças lunares e solares, e o ponto de equilíbrio entre eles. Por estar localizado no centro da figura, também pode ser interpretado como a "coluna vertebral", ou, Kundalini, responsável pela união da energia sexual entre as polaridades.
muito bem!!!!
ResponderExcluirEu queria saber o significado do selo de sangue do Alphonse :v
ResponderExcluirJá procurei e não acho nada me ajudem pf
Cara parabéns pela sua matéria com certeza um trabalho de pesquisa trabalhoso, e de fato muito satisfatório!
ResponderExcluirÓtimo texto, parabéns !
ResponderExcluir