Fique em contato
Assine nosso RSS!
Oh! Vamos lá
nos deixe favorito!
Tem uma pergunta?
Obtenha uma resposta!

5 de maio de 2010

Curiosidades - Que simbolo é este que Edward tem em sua capa?

33 comentários


Muita gente anda se perguntando, sobre o "cruzeiro" que o Edward, assim com Alphonse e Izumi , carregam com sigo. O simbolo da capa do Ed, a do ombro do Al e assim a do peito da Izumi, é conhecido no mundo alquimico como "cruz de flamel", ou seja, é a representação da cobra alquimica de Flamel.







A historia sobre o símbolo

Bom Flamel aos seus vinte e oito anos comprou um antigo livro de autoria de Abraham, o Judeu, que continha textos intercalados com desenhos de serpentes, virgens, desertos e fontes d'água. Achou muito intrigante o livro e passou a estudá-lo, descobrindo que se tratava de cabala e alquimia.


“Quando faleceram meus pais tive que ganhar o pão escrevendo; naquele tempo adquiri um livro dourado, muito velho e volumoso. O livro compunha-se de três fascículos de sete folhas cada um e a sétima folha de cada um aparecia em branco. Na primeira folha via-se um báculo em torno do qual apareciam enroscadas duas serpentes; na segunda, uma cruz da qual pendia outra serpente e na sétima podia ver-se um deserto, no centro do qual brotavam formosas fontes; porém delas não saiam água senão serpentes que se arrastavam em todas as direções."


Na fachada do livro, lia-se: “O judeu Abraham, príncipe, sacerdote, levita, astrólogo e filósofo”. Na terceira folha explicava-se como se transformavam os metais. “Junto ao texto reproduziam-se dois recipientes, davam as cores e todos os detalhes, exceto a Pedra Filosofal, a qual aparecia reproduzida com grande arte e forma tal que cobria por completo as páginas quatro e cinco”.


Posteriormente, Flamel mandou colocar essas figuras no cemitério parisiense dos inocentes. Dos relatos houve um que o impressionou bastante: “Um rosal florido no meio do jardim; no solo junto às rosas uma fonte da qual emanava água branquíssima, que logo a uma distância respeitável precipitava-se num abismo. Muitas pessoas cavavam ao longo de seu curso, com as mãos na terra, tratando de encontrar a fonte, porém não conseguiam êxito porque eram cegas; somente um foi capaz – ele encontrou a água”.


Esta é realmente uma das maiores simbologias Alquimistas, pois expressa claramente o significado do Grande Arcano. A rosa indica a cristalização dos corpos solares. A fonte simboliza a transmutação; é a fonte da água viva da qual falava Jesus. A humanidade inconsciente busca essa fonte e apesar de tê-la tão perto não a encontra; a água é desperdiçada, caindo nos abismos. Somente o adepto, o Iniciado, é o único capaz de valorizar as águas seminais.


Flamel finalmente conseguiu captar o sentido dos processos, porém seguia sem compreender o processo da matéria prima. Consultou então sua esposa Perenelle, a qual imediatamente dedicou-se com idêntico fervor a estudar o misterioso livro. Com isto, Nicola Flamel nos indica que é necessária a mulher para realizar a Grande Obra.


Marchou logo em peregrinação até o sepulcro do apóstolo Santiago, na Espanha, encontrando-se com o Mestre Canché, o qual indicou-lhe os fundamentos do Magistério. Flamel narra sua Iniciação da seguinte maneira: “Todavia trabalhei uns três anos, até que finalmente encontrei o elixir (havia trabalhado 21 anos) que imediatamente se reconhece por seu forte odor. Primeiro o projetei sobre uma libra e meia de mercúrio e obtive desse modo igual quantidade de prata; isso ocorreu em minha casa, estando presente unicamente minha esposa Perenelle; mais tarde, atendo-me escrupulosamente a cada palavra de meu livro, projetei a pedra vermelha sobre uma quantidade quase igual de mercúrio na mesma casa e de novo estava presente minha esposa Perenelle. Realizei a obra por três vezes com a ajuda de Perenelle, pois como me havia ajudado no trabalho, o entendia exatamente como eu”.

Significados


Serpente: A serpente como se sabe é um animal frio e venenoso. Assim, o seu simbolismo alquímico será um mineral ou um metal frio e venenoso também. É fácil entender o seu simbolismo por causa dos dois símbolos espagíricos. Marte e o Globo crucífero. Na verdade a serpente é Satúrnia como é designada por Flamel no Brèviére ou Testament e é fria e venenosa como uma serpente.
Cruz: Alquimicamente a cruz ou crucifixo pode simbolizar duas coisas: um cadinho ou a morte (putrefacção do composto).
Aqui, a cruz significa simbolicamente, a morte do composto (amálgama filosófico) Sol ou Lua (enxofre) e o Mercúrio.
Macho e fêmea, isto é o Andrógeno!
O significado das asas e da coroa no desenho na capa do Edward pode nos querer dizer:"o poder e liberdade concedidos pela alquimia ou para a alquimia".Mas também pode ter um significado a mais, pesquisando textos alquímicos, tais resultados oram encontrados
Asas: simbolizam a força total da transcendência, assim como a diligência (segundo textos herméticos) e podem simbolizar a alma. Este simbolo representa o elemento Ar
Coroa: A coroa simboliza a conclusão próspera de uma operação alquímica ou a realização de um magisterium. Também significa a química da realeza ou a perfeição de um metal (segundo textos herméticos). As qualidades mais nobres e superiores do ser humano e, ao mesmo tempo, aquilo que as transcende por constituir o arquétipo das mesmas. No caminho do Conhecimento, ou via iniciática, ditas qualidades se vão desenvolvendo depois de um longo processo de transmutação alquímica, durante o qual o aspirante a ele vai tomando gradualmente consciência da sacralidade de sua existência, ou de sua realidade no universal, até se identificar plenamente com esta.Essa identificação se visualiza muitas vezes como a “conquista” de um estado espiritual (ou supra-individual), que é o que, efetivamente, “coroa” a realização de dito processo, ou seja, “legitima-o” (ou o faz verdadeiro e certo, que é o que esta palavra significa realmente), investindo a quem o complementa de uma autoridade que emana diretamente do próprio poder de Deus, o Rei Supremo, ou Rei do Mundo.


Fonte: In L'Alchimie de Flamel, Editions Savary, 42 rue Barbés, 11000 Carcassonne, France.
http://levity.com/alchemy/emblems/embl472.html
Dicionário Alquímicohttp://asmrpg.com.br/wiki/Dicion%C3%A1rio_Alqu%C3%ADmico
Teoria da Conspiração - A coroahttp://www.deldebbio.com.br/2012/05/08/a-coroa-2/

Quem é Nicolas Flamel? (resumo breve retirado da wiki)
Nicolas Flamel, de acordo com uma gravura do século XVII.Nicolas Flamel (Pontoise, França, 1330 — 1998 ) foi um dos maiores alquimistas da história. Casado com Dame Perrenele Flamel. Segunda a lenda teria fabricado a pedra filosofal, o elixir da longa vida e realizado a transmutação de metais em ouro por meio de um livro misterioso.

33 comentários:

  1. Adorei saber ! ficava curiosa por causa desse símbolo :B

    ResponderExcluir
  2. :D que bom que a pesquisa tenha lhe ajudado ~~

    ResponderExcluir
  3. fiz uma tattoo do símbolo no meu bíceps

    ResponderExcluir
  4. caramba! muito legal, tava curioso pra saber o significado disso mesmo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. :D opa! fico feliz que tenha gostado

    ResponderExcluir
  6. Nossa, comprei um colar com esse pingente numa feira de Cosplay e não sabia exatamente o que era. Adorei e parabéns pelo site!! :]

    ResponderExcluir
  7. Bom explicou direitinho parabens...
    Mais eu tambem queria saber o significado das assas e da coroa.?
    De toda forma parabens,site mut bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As asas significam a liberdade que se tem com a alchemia, a cobra o objeto, a cruz o poder e a coroa o resultado.

      Excluir
  8. Bom ... as asas geralmente simbolizam liberdade como também pode significar a pureza moral, a perfeição, a beleza, a religião, a vitoria, instantaneidade e espiritualização. (segundo pesquisas). Mas em minha opinião, creio que possa ter uma mensagem mais a fundo nisto, pois não sei porque...ao lembrar que alquimia segue os conhecimentos herméticos ...G_G me lembrei de uma lenda grega...as 'asas de Icaro'...aquela onde ele tentou chegar próximo de Deus com as asas de cera e que ao chegar próximo ao sol elas derreteram...
    Já a coroa simboliza a conclusão próspera de uma operação alquímica ou a realização de um magisterium. Também significa a química da realeza ou a perfeição de um metal, assim como poder ....bom espero ter lhe ajudado >.<'

    ResponderExcluir
  9. nossa valeu 0.o. me ajudou mut sim. Adorei esse site..ate poque eu amo Fullmetal alchemist.

    ResponderExcluir
  10. De nada ... seja bem vindo sempre que quiser o/ as portas estão abertas

    ResponderExcluir
  11. Muito boa ! Muito boa mesmo .... sempre tive vontade de saber sobre esse Simbolo

    ta de parabéns!

    ResponderExcluir
  12. gostei da explicação está de parabéns.
    eu imaginava que tinha um significado diferente...
    achava que a cruz e a cobra eram opostos, bem e mal, yin e yang( acho que se escreve assim) e também achava que tinha algo a ver com a troca equivalente, tem de dar o mal para receber o mal e o bem para receber o bem. as asas eu axava q era liberdade, ou perfeição, meio que a alquimia e perfeita e ilimitada e a coroa axei q significava soberania, a alquimia está acima de tudo e é uma técnica soberana a qualquer outra.
    tenho outras opiniões sobre o significado ms as que axei melhor foram as postadas aqui, gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O equilíbrio dos opostos significa a perfeição, o andrógino.

      Excluir
  13. O ANDRÓGINO é o símbolo da alquimia que representa a etapa perfeita da alma que mantém o equilíbrio entre essas duas metades, homem e mulher, sol e lua, luz e escuridão, sendo assim, o símbolo que melhor representa o objetivo do hermetismo, filosofia na qual se baseia completamente a alquimia - não me lembro bem em qual capítulo do mangá é possível ver, mas no episódio 25 ou 26 de FMA:B, Edward fala um pouco sobre o significado dos símbolos feitos numa parede das ruínas de Xerxes, que foi engolida pelo Gula, antes de ativar o círculo de transmutação para saírem de seu estômago. O andrógino significa para a alquimia mais ou menos o que quer dizer o yin e yang, portanto, diz respeito diretamente a significação da alquimia, bem como a seus objetivos. A saber, outro símbolo que tbm representa o estudo alquímico é a borboleta, que significa metamorfose, a transformação dos metais e do espírito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então você também viu o artigo sobre Tetragrammaton: Símbolo e Amuleto

      Se considerarmos que as letras de um alfabeto nada mais são que sinais gráficos, o Tetragrama, em sua representação gráfica, conhecido como Tetragrammaton, é uma complexa combinação de letras do alfabeto hebraico, grego e latino, associados a diversos símbolos conhecidos no ocultismo. Nele encontra-se o pentagrama entrelaçado, símbolos zodiacais, algarismos e formas geométricas, entre outras representações.
      No ocultismo, incluindo suas diversas ramificações, o Tetragrammaton desempenha uma função muito importante, sendo usado em rituais e invocações e na forma de talismãs. Os ocultistas interpretam o Tetragrammaton e outros símbolos cabalísticos nele contidos, como poderosos signos mágicos, capazes de potencializarem rituais abrindo as portas da consciência humana.
      Acompanhe a descrição de alguns elementos do Tetragrammaton:



      Excluir


    2. Pentagrama

      O pentagrama assume diversos significados de acordo com o contexto em que é encontrado. Neste caso, é a base do Tetragrammaton. Assim, podemos interpretá-lo como símbolo do "Homem Realizado". Isto é, uma representação da entidade humana evoluída em todos os estágios espirituais.

      Excluir


    3. Os olhos do Pai - Júpiter

      No ângulo superior do Pentagrama, encontramos "Os olhos do Pai" e a representação do planeta Júpiter. Uma alusão aos olhos do Criador, o espírito, o poder que coordena tudo e todos.

      Excluir


    4. Marte

      Nos "braços" do Tetragrammaton encontra-se o símbolo astrológico e zodiacal do planeta Marte, representando a Força, ou a Energia pura da criação.

      Excluir


    5. Saturno

      Nos ângulos inferiores está a representação astrológica e zodiacal do planeta Saturno. É um dos principais símbolos usados na Magia, representando os mestres que anularam o próprio ego e as falhas inerentes ao ser humano, atingindo assim, a perfeição.

      Excluir


    6. Sol e Lua

      Posicionados nas linhas verticais do Pentagrama, próximos ao centro da figura, o Sol e a Lua fazem referência aos pólos femininos e masculinos da criação, contidos em todos os organismos, incluindo o Microcosmos e o Macrocosmos.

      Excluir


    7. Mercúrio e Vênus

      Estes símbolos são amplamente encontrados na literatura alquímica e são representações astrológicas e zodiacais destes planetas. Localizados sobrepostos no centro da figura, referem-se à união dos pólos de onde surgirá o Caduceu de Mercúrio.

      Excluir
  14. na verdade é isso aqui que eu , pesquisei

    Caduceu de Mercúrio

    O Caduceu de Mercúrio é o símbolo alquímico da transmutação. Associado aos símbolos superiores de Mercúrio e Vênus, refere-se à criatura, ou seja, o resultado da união entre os pólos feminino e masculino, entre as forças lunares e solares, e o ponto de equilíbrio entre eles. Por estar localizado no centro da figura, também pode ser interpretado como a "coluna vertebral", ou, Kundalini, responsável pela união da energia sexual entre as polaridades.

    ResponderExcluir
  15. Eu queria saber o significado do selo de sangue do Alphonse :v
    Já procurei e não acho nada me ajudem pf

    ResponderExcluir
  16. Cara parabéns pela sua matéria com certeza um trabalho de pesquisa trabalhoso, e de fato muito satisfatório!

    ResponderExcluir

-Acaso tenha uma dúvida, sugestão, reclamação etc.Basta comentar :)que responderemos assim que possivel.
Agradeço desde já pelo seu comentário!